Saúde e Bem-Estar

24/08/2020 - 15h51

Tecnologia ajuda a identificar e tratar doenças mentais nas empresas

Tecnologia ajuda a identificar e tratar doenças mentais nas empresas

 

O Brasil já é líder no ranking mundial de depressão e ansiedade, sendo responsável por 10% dos casos no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A previsão é que 10% a 18% da população brasileira terá depressão em algum momento ao longo da vida, impactando os meios sociais e profissionais. E também os cofres públicos, que nos últimos dez anos contabilizaram um aumento de 20 vezes nos pagamentos de auxílio-doença.

 

No ambiente corporativo, de acordo com outro dado da OMS, 44% dos funcionários apresentam algum problema relacionado à doença mental, que hoje já é a segunda maior causa de afastamento do trabalho: 100 dias por ano, em média. Números como esses escalaram a relevância do assunto dentro das empresas, ainda mais nos últimos meses, em que os casos aumentaram em decorrência do alto desemprego e do isolamento social.

 

“Depressão e doenças mentais, além de prejudicar a pessoa em sua qualidade de vida, na redução do desenvolvimento cognitivo, físico e absenteísmo, também afeta as empresas em seus resultados com colaboradores apresentando dificuldades sociais e improdutivos”, afirma Eduardo Tancredi, CMO (Chief Medical Officer) do Grupo eCare, especializado em saúde mental.

 

Para combater essas doenças, a eCare Corporate, divisão focada em empresas, responsável por mais de 200 mil consultas por ano e 4,5% do volume na saúde suplementar, faz o mapeamento, diagnóstico, planejamento, intervenções e acompanhamento dos colaboradores. A empresa criou na web a Academia da Mente, metodologia que, por meio de treinamentos, previne distúrbios psicológicos e também atua também no tratamento dessas condições, buscando a harmonia entre o físico, mental e espiritual; autoconhecimento; equilíbrio; e bem-estar.

 

“Quando olhamos para os números, vemos que depressão e ansiedade apresentam perda de produtividade anual de mais de US$ 1 trilhão ao redor do mundo. Nossa missão é fornecer recursos necessários para promover e melhorar a saúde mental, ajudando pessoas a empresas em todo o Brasil”, diz Paulo Vaz, CEO da eCare Corporate.

 

Imagem de abertura: Geralt/Pixabay

Deixe seu comentário: