Liderança

11/06/2020 - 16h44

Artigo - Alta performance: Como se tornar um líder produtivo

Artigo - Alta performance: Como se tornar um líder produtivo

 

Por Diogenes Carvalho Lima*

 

Vamos começar falando das características do líder improdutivo, ou seja, do que não fazer. Na imensa maioria das vezes, o líder improdutivo faz gestão por microgerenciamento; é arrogante e chefia pelo ego; não reconhece os resultados alcançados; não dá instruções claras sobre os projetos e tarefas; quase sempre não aponta a direção; não estabelece indicadores de desempenho e, se o faz, a meta não é SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e temporal); não avalia o desempenho da equipe; não dá feedbacks; não planeja, mas controla com mão de ferro o que está sendo feito; e faz mudanças constantes de prioridade.

 

Se você se identifica com essas características, precisa se repensar. Aproveite o momento que estamos vivendo para rever seus conceitos, mudar algumas atitudes e experimentar o novo. Avalie e, se for o caso, aproveite para se reinventar.

 

 

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER PRODUTIVO

Já o líder produtivo, busca extrair o melhor da equipe, dá autonomia e tem um sistema de execução que gera equilíbrio compartilhando conhecimento entre todos, com comunicação em tempo real.

 

O líder produtivo delega com responsabilidade e apoia sua equipe no atingimento da estratégia e dos objetivos definidos e compartilhados de forma clara, sabe aproveitar o melhor de sua experiência profissional e dos demais envolvidos e raramente atua na base da tentativa e erro. Ele também utiliza ferramentas de planejamento, gestão e liderança. Nem sempre – e também não é necessário –, mas, muitas vezes, tem formação “formal” sobre os assuntos.

 

Alguns se orientam com mentores, ou seja, consultam profissionais mais experientes, que podem contribuir para melhorar a sua produtividade pessoal e profissional, ajudando-os a evoluir e se tornarem um líder ainda mais produtivo. Essa é outra grande qualidade dos líderes: saber ouvir.

 

Pense: que tipo de líder você quer ser?

 

Como o time interage importa mais do que quem está no time. A forma como você lidera e as suas contribuições é o que fazem a diferença para sua equipe e seus clientes.

 

 

*Diogenes Carvalho Lima é diretor Comercial e de Marketing da Novitá Alimentação

 

Foto de abertura: Lilabi Fotografia

 

Deixe seu comentário: