Gestão do Negócio

17/07/2018 - 04h00

Mude o seu modelo mental por si mesmo

Mude o seu modelo mental por si mesmo
Por Marco Fabossi* 
 
Consciente ou inconscientemente, assumimos papéis diferentes em nosso cotidiano. Em alguns momentos somos pais, em outros filhos, depois profissionais, amigos, líderes, chefes, estudantes, motoristas, cônjuges, parceiros, e assim por diante. Cada papel é sustentado por um conjunto de crenças e valores. Coisas que acreditamos, como por exemplo: no papel de líder posso tanto acreditar que ninguém consegue fazer as coisas tão bem quanto eu, quanto crer que meus liderados são pessoas capazes, que podem executar determinadas tarefas tão bem, ou melhor, do que eu. 
 
Ambos são crenças e valores que me levam a distintos comportamentos e capacidades. Neste exemplo, a primeira crença leva o líder a desenvolver a capacidade de ser centralizador, alguém que não delega porque não confia que as pessoas possam fazer as coisas tão bem quanto ele. Já a segunda crença conduz o líder na direção oposta, ajudando-o a adquirir a capacidade de delegar, por acreditar no potencial das pessoas que estão ao seu redor. 
 
Nossos Modelos Mentais, formados pelas crenças e valores, determinam a forma que enxergamos a vida, além de facilitar ou dificultar o desenvolvimento de capacidades e comportamentos em cada um dos papéis que exercemos no dia a dia.
 
É por isso que mudanças efetivas e duradouras começam pela transformação do nosso Modelo Mental, do nosso jeito de acreditar nas coisas. Porém, é interessante notar que, normalmente, iniciamos mudanças apenas tentando ajustar determinados comportamentos, e percebemos que as coisas mudam por um tempo, mas logo voltam ao estado inicial. Isso ocorre devido ao desalinhamento entre crenças (aquilo que acreditamos) e comportamento (aquilo que fazemos). 
 
Para que as mudanças realmente aconteçam é preciso, em primeiro lugar, questionar crenças e valores, porque apenas quando mudamos a maneira de enxergar determinadas situações e adquirimos nova consciência, é que desenvolvemos capacidades e comportamentos alinhados e coerentes com este novo ponto de vista. Peter Senge reforça este conceito no livro A Quinta Disciplina, quando comenta: “Embora não se comportem de forma coerente com aquilo que dizem, as pessoas comportam-se de forma coerente com aquilo que acreditam”. 
 
Refletindo sobre tudo isso, podemos concluir que os Modelos Mentais de cada indivíduo não são necessariamente uma verdade, a não ser para si mesmo, porque foram criados com base em suas próprias experiências. Uma criança que assiste assiduamente o desenho do Pica-Pau, por exemplo, pode crescer acreditando que para ganhar é preciso que os outros percam. 
 
Você deve estar se perguntando: “mas como então mudar as crenças e valores?” A resposta é: questionando-os. Usando uma das armas mais poderosas que temos: as perguntas. Se alguém chega atrasado constantemente, ao invés de apenas dizer: “eu não quero que você chegue atrasado!”, experimente chamar esta pessoa para conversar e faça-lhe algumas perguntas como: “você tem planos de crescimento aqui na empresa? (Se ela responder “não”, nem continue); “como você entende que seus atrasos constantes podem contribuir para seu crescimento?”; “se tivéssemos uma posição em aberto neste momento com suas características, pensa que este seu comportamento o aproximaria ou o afastaria dela?”; “Se continuar com este comportamento, o que pensa que pode acontecer?”.
 
Se conseguir levar a pessoa a refletir sobre determinada situação a ponto de ela rever suas crenças e valores, e então decidir mudar o seu modelo mental por si mesma, as chances de que um novo comportamento se estabeleça são muito maiores. Isso porque ninguém muda ninguém, mas principalmente, ninguém muda sozinho.
 
*Marco Fabossi é sócio-diretor da Crescimentum. Escreveu o livro “Coração de Líder” e mantém o Blog da Liderança (blogdofabossi.com.br), um dos blogs de liderança mais visitados do Brasil

Deixe seu comentário: