Tecnologia para RH

10/01/2018 - 00h00

Acesso Digital investe na desburocratização de processos

Acesso Digital investe na desburocratização de processos

Fundada em 2007, a Acesso Digital passou por transformações importantes ao longo de sua história antes de se consolidar no mercado de Recursos Humanos. A empresa de tecnologia trabalhou, em seus primeiro nove anos de existência, apenas com a solução SAFE-DOC, software que organizava fluxos e realiza a gestão eletrônica de documentos para empresas. Contudo, em 2016, os fundadores começaram a se questionar quanto à missão da marca. Em julho daquele ano, um grupo de heads da empresa viajou ao Vale do Silício, buscando inovações e inspirações em companhias do local. Foram orientados por conselheiros de grandes marcas, como o Google. Assim, concluíram que deveriam desenvolver um ecossistema de produtos em cima do propósito da desburocratização, dando um novo fôlego à marca. Hoje a empresa vive uma nova fase e conta com um portfólio de quatro produtos: Acesso RH, Acesso BIO, Acesso Ok e Safe-Doc. As soluções desburocratizam processos que costumam ser complexos por meio da digitalização, bem como gestão, controle e validação de informações.

 

A Acesso Digital é liderada pelos jovens empreendedores Diego Martins e Paulo Alencastro e tem como propósito tornar o Brasil mais digital e menos burocrático. A meta é que o país seja a maior referência digital do mundo em soluções digitais, assim como é hoje a Estônia, pequeno país do leste europeu. Assim, a marca tem como estratégia central cadastrar, em até três anos, biometricamente pela face toda a população economicamente ativa do Brasil. Atualmente, todo brasileiro que solicita um crédito ou compra um celular em algum dos clientes da Acesso Digital gera um novo cadastro na base biométrica da empresa, juntamente com os documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço). O grande sonho da Acesso Digital é que os brasileiros não precisem mais andar com documentos em papel, bastando apenas uma foto para se identificar. Em linha com esse propósito, foram criadas suas quatro soluções.

 

Conhecida por ser referência em gestão de pessoas, desde 2011 a empresa está entre as 15 melhores empresas para se trabalhar no Brasil e na América Latina. A Acesso conta com 150 funcionários, com 20 deles atuando em Londrina e 130 em São Paulo.

 

Futuramente, a Acesso pretende compilar todos os dados documentais presentes em seus softwares em uma plataforma chamada AcessoID, que permitirá que usuários acessem suas contas, como perfis em redes sociais, para terem acesso a todos os seus documentos digitalizados. O objetivo do AcessoID é um dia possibilitar que o brasileiro não precise mais levar seus documentos consigo sempre que sair de casa, podendo consultar seus dados documentais a qualquer momento em sua conta. Assim, a empresa pretende ser detentora do maior banco de dados documentais da população brasileira.

 

Na área de pessoas, o produto AcessoRH é um software desenvolvido pela Acesso para desburocratizar o processo de admissão feito pelas companhias brasileiras, tornando-o mais rápido e simples. Analisando o departamento de RH das empresas, a Acesso Digital percebeu que graves problemas surgiam a partir de erros no processo de admissão de funcionários. Além disso, também detectou dificuldades no envio de informações de filiais para matriz e vice-versa. O produto AcessoRH permite que o próprio admitido preencha seus dados e envie seus documentos via mobile para a empresa. As informações são inseridas em uma plataforma, geridas e validadas de acordo com as regras do e-Social. A companhia contratante consegue acessar os documentos de forma rápida e simples, por meio de um processo modernizado e que preza pela qualidade das informações.

Deixe seu comentário: