Gestão de Pessoas

27/05/2018 - 09h00

Walmart Brasil lança programa de voluntariado corporativo

Walmart Brasil lança programa de voluntariado corporativo
O Walmart Brasil acaba de lançar seu programa de voluntariado corporativo, que tem como objetivo qualificar e ampliar as ações desenvolvidas por funcionários em prol das comunidades onde a empresa atua.
 
As ações de voluntariado sempre estiveram presentes no dia a dia dos funcionários do Walmart. O Dia na Comunidade – data anual em que funcionários e executivos se dedicam ao trabalho em organizações sociais – acontece este ano no dia 17 de maio e já está em sua 12ª edição. Com mais de 50 mil funcionários e grande capilaridade geográfica, o Walmart tem muito potencial para aumentar a dedicação de tempo e talento de seus profissionais a organizações e projetos sociais.
 
Um dos destaques da política que instituiu o Programa Walmart de Voluntariado é estabelecer um volume de 18 horas de trabalho por ano (dois dias úteis) em que os funcionários poderão se dedicar a ações corporativas de voluntariado. Essa prática não é comum nas empresas, como mostra o último censo realizado pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE). Entre os associados do CBVE – que reúne algumas das empresas brasileiras com maior atuação nesse campo – apenas 25% das ações de voluntariado corporativo são desenvolvidas em horário de trabalho, segundo o censo.
 
O diretor do Instituto Walmart, Luiz Herrisson, explica que o voluntariado tem tudo a ver com o espírito solidário e colaborativo dos funcionários do varejo e que ampliar as ações internas já era uma demanda dos profissionais da empresa. Em pesquisa realizada após o Dia na Comunidade no ano passado, 62% dos respondentes disseram que participariam de outras ações de voluntariado da empresa em dias úteis e também finais de semana. Além disso, 84% avaliam o Walmart uma empresa melhor para se trabalhar por causa da iniciativa, demonstrando um benefício também de aumento da fidelização dos profissionais.
 
“Os funcionários do Walmart tradicionalmente aderem às ações corporativas e propõem mobilizações e campanhas para contribuir com a comunidade. Agora, com a aprovação dessa política, ganham um incentivo extra para realizar ações que façam a diferença nos territórios onde estamos”, destaca.
 
A partir de agora, será estruturado o Comitê Nacional de Voluntariado, coordenado pelo Instituto Walmart e com representantes de todas as áreas do escritório central e dos escritórios regionais da empresa, que será responsável por propor, mensurar a avaliar as ações a partir de um calendário anual. Além disso, serão estruturados Comitês Locais de Voluntariado com a participação de funcionários das lojas, clubes e centros de distribuição em todo Brasil.

Deixe seu comentário: