Notícia

Gestão de Pessoas

15/11/2017 - 08h00

Fernando Lanzer e Jussara Pereira ministram palestra e lançam livros sobre cultura organizacional em São Paulo

A cidade de São Paulo foi escolhida pelos autores Fernando Lanzer e Jussara Pereira, especializados em desenvolvimento de lideranças e organizações de escopo multicultural, como ponto de partida para o lançamento do segundo livro escrito a quatro mãos: Para entender a cultura brasileira. Ao mesmo tempo, Lanzer lançará outro livro na cidade: Clima e Cultura Organizacional: entender, manter e mudar. O evento de lançamento, que reunirá sessão de autógrafos, seguida de palestra, será realizado no próximo dia 22 de novembro, a partir das 18h30, na Livraria da Vila, na Vila Madalena.

 

Os livros trazem as bases da pesquisa e métodos mais empregados nas comparações interculturais iniciados pelo professor holandês Geert Hofstede, reconhecido mundialmente como o pioneiro dos estudos culturais.

 

Enquanto em Para entender a cultura brasileira, o principal enfoque é o diálogo dos autores para investigar os valores que sustentam a cultura organizacional brasileira em relação a outros países e organizações, a obra Clima e Cultura Organizacional: Entender, Manter e Mudar ajuda a trazer as aplicações das teorias de clima e cultura no dia a dia do trabalho das instituições públicas e privadas. No entanto, os dois caminham juntos para melhorar a literatura profissional existente sobre o tema e fazer o leitor refletir sobre desafios da cultura organizacional.

 

Sobre os autores 
Fernando Lanzer morou nos Estados Unidos, no Brasil e na Holanda. Está radicado desde 2003 em Amsterdã. É gaúcho, de Porto Alegre, formado em psicologia pela PUCRS. Tornou-se um dos consultores brasileiros mais requisitados por empresas multinacionais interessadas em melhorar sua eficácia na gestão de pessoas e no negócio como um todo. Acumula 40 anos de experiência como executivo internacional, palestrante e consultor de gestão. Foi vice-presidente executivo do ABN AMRO e presidente do Grupo Supervisor do AIESEC, a maior entidade do mundo administrada por jovens universitários dedicada ao intercâmbio. Publicou os livros Tire Os Seus Óculos, Cruzando Culturas Sem Ser Atropelado e, em parceria com Jussara Pereira de Souza, Era Uma Vez... Mas Não Erra de Novo.

 

Jussara Pereira de Souza é psicóloga formada pela PUCRGS, gaúcha de Porto Alegre. Mora na Holanda desde 2003, fez formação em Dinâmica de Grupos pela SBDG e também com o IAS de Amsterdã. Foi executiva e consultora de diversas organizações no Brasil e no exterior, dedicando sua atenção à gestão de talentos, avaliação e coaching intercultural, assessoria, desenvolvimento de executivos e Desenvolvimento Organizacional. Atualmente trabalha com desenvolvimento de lideranças. Em parceria com o KIT – Koninglijk Instittut van de Tropen (Instituto Real dos Trópicos) de Amsterdã, bem como com instituições superiores de ensino na Europa e no Brasil, cuida da preparação de expatriados e suas famílias ao mudarem para uma nova cultura.