Notícia

Gestão de Pessoas

26/06/2017 - 15h00

Na Catho, profissionais trans usam nome social em crachás e e-mails

Em 2016 foi publicado um decreto federal que determina que órgãos e entidades da administração pública federal adotem o nome social de transexuais e travestis em seus atos e procedimentos. Se no âmbito público esse reconhecimento existe, na iniciativa privada essa é uma realidade ainda distante. Segundo pesquisa liderada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), apenas 10% das empresas possuem ações efetivas com foco LGBT e 60% delas não difundem o respeito LGBT no âmbito corporativo.

 

Na Catho, isso é diferente. Funcionários trans têm direito ao uso do nome social em crachás e e-mails desde 2015. Os colaboradores ainda podem usar o banheiro do gênero com o qual se identificar ou os unissex, localizados em cada andar da empresa, se assim se sentirem melhor. “Valorizamos todas as pessoas na nossa empresa, da maneira como elas são, e buscamos criar um ambiente de aceitação das diferenças a fim de atingir com sucesso a nossa missão, que é contribuir com a realização profissional destas pessoas”, explica o diretor de Gente e Gestão da Catho, Murilo Cavellucci.

 

Uma das colaboradoras trans da Catho, a consultora de relacionamento, Bruna Silva da Cunha, relata já ter passado por situações constrangedoras em entrevistas de emprego, antes de trabalhar na Catho. “Eu já ouvi de uma empresa que eu só poderia usar o banheiro de deficientes, mas este banheiro nem existia”, afirma. “Ter de esconder sua identidade de gênero é muito tortuoso. Podemos dizer que o mercado de trabalho, sem dúvidas, ainda dá passos pequenos quando falamos de diversidade”, finaliza Bruna.

 

Além de ter colaboradores mais felizes, o que torna o clima de trabalho mais leve, o respeito à diversidade reflete positivamente na saúde dos colaboradores. No entanto, existem ganhos que são mais difíceis de medir quando se fala em diversidade. Um ambiente de trabalho que incentiva a diversidade é um local onde as pessoas são muito mais livres e as possibilidades de terem ideias e estabelecer novas conexões é muito maior.