Notícia

Gestão de Pessoas

26/03/2017 - 10h00

Total Lubrificantes atinge marca de mil dias sem acidentes na fábrica

Desde janeiro de 2014 sem registrar acidentes de pequeno, médio ou grande porte (morte, afastamento permanente e/ou temporário, necessidades de alocação ao posto de trabalho e/ou atendimento médico) em sua planta de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, a Total Lubrificantes do Brasil – uma das quatro maiores companhias de petróleo e gás – detalha o caminho que a levou a atingir esse feito.

 

Investir em equipamentos com sistemas de segurança foi um dos passos, mas não foi só isso. “Mudar a comunicação visual das nossas máquinas, substituir ferramentas por outras novas e mais adequadas para cada tipo de processo, bem como proporcionar treinamentos e palestras sobre prevenção de acidentes aos nossos colaboradores, sem dúvida nenhuma, contribuíram nesse sentido” explica o técnico de Segurança do Trabalho da Total, Sidiclei Lima.

 

Para atender as normas reguladoras (NR´s) do Ministério do Trabalho e os procedimentos internos da unidade e do Grupo, como as 12 regras de ouro, por exemplo, a empresa promoveu, ao longo deste período, o programa ‘Diálogos Semanais de Conscientização’ (DSC´s). A ferramenta é importante, pois aborda assuntos comportamentais, atos e condições seguros e inseguros no dia a dia dos colaboradores.

 

A participação de todo o staff da Total Lubrificantes também foi fundamental no relato das anomalias ou quase acidentes. “Com um bloco de papel no bolso, eles anotam qualquer tipo de risco observado que, no entendimento deles, pode gerar algum tipo de acidente ou intervenção imediata de uma atividade com alto risco, por meio do cartão STOP CARD, que é outra ferramenta do Grupo Total, onde o colaborador tem a autoridade delegada pelo Diretor Geral da TLD, frente a um perigo iminente. O setor de segurança do trabalho (HSEQ) analisa, investiga e age para a prevenção dos possíveis imprevistos relatados junto aos gestores da fábrica”, explica Sidiclei Lima.