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Gestão de Pessoas

08/02/2017 - 16h00

Heads lança empresa dedicada a promover igualdade de gênero nas empresas

A Heads, reconhecida por seu trabalho na área da publicidade, anunciou a criação da Heads Consulting, braço de negócio especializado em gestão empresarial voltado para a equidade de gêneros. A consultoria deve funcionar de forma independente da Heads Propaganda e é resultado de um estudo profundo promovido pela empresa desde que se tornou signatária dos princípios de Empoderamento Feminino da ONU Mulheres no Brasil, em 2015.

 

Pesquisas apontam que as mulheres ainda são submetidas a práticas discriminatórias no ambiente de trabalho. Entretanto, a Heads enxerga que as companhias estão começando a entender que a promoção da igualdade de gênero e a valorização da diversidade trazem benefícios econômicos para a sociedade e para as próprias organizações.

 

Para esse novo negócio, a Heads Consulting desenvolveu uma metodologia própria a partir de robustas pesquisas que abordam os temas da equidade e igualdade entre homens e mulheres nas dimensões da cultura organizacional e das práticas de governança e gestão, atingindo resultados concretos para a empresa e seus colaboradores, clientes, e para a sociedade.

 

"Desde que iniciamos os investimentos no tema do empoderamento feminino, realizamos muitas iniciativas e fomos convidados a debater o assunto em diversos fóruns. Após a apresentação em mais de 50 empresas, percebemos que há uma oportunidade latente para desenvolvimento de um modelo de consultoria de gestão empresarial voltada a esse tema dentro das companhias", explica Claudio Loureiro, sócio-fundador do Grupo Heads.

 

Para comandar a nova empresa, a Heads trouxe Marco Candido. Formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre e doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e com passagem pela University of South Florida (USF), Cândido teve longa atuação como professor e pesquisador da PUCPR, comandou dezenas de projetos de consultoria em empresas de grande porte, e foi CEO de organizações de diversos segmentos.

 

Carla Alzamora, que lidera as atividades de empoderamento feminino na Heads e é a responsável pelo já reconhecido estudo 'TODXS? – Uma análise da representatividade na publicidade brasileira', terá papel fundamental nesse projeto e atuará como uma assessora especializada.

 

Além de atual diretora de Planejamento da Heads Propaganda, Carla é presidente do Grupo de Planejamento e Atendimento do Paraná. Mestre em Comunicação e Marketing pela University of Westminster. defende em palestras e na mídia a importância de debater os estereótipos e repensar a maneira com que representamos as pessoas e as situações na comunicação.

 

Desafios a serem enfrentados:

- A Organização Internacional do trabalho (OIT) afirma que a paridade salarial entre mulheres e homens vai levar mais de 70 anos para ser alcançada;

- Seriam necessários 95 anos para que mulheres e homens atingissem a plena     igualdade no Brasil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Estamos na 79ª posição do ranking global de desigualdade.

- Em 2015, o IBGE apurou que os homens ganhavam 24% a mais que as mulheres por trabalhos semelhantes. Em cargos de chefia, essa diferença sobe para 32%, de acordo com o IBGE.

- No Brasil, 53% das empresas não têm mulheres em cargos de liderança, de acordo com o International Business Report.

- De acordo com a ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), mulheres são submetidas a práticas discriminatórias no ambiente de trabalho, as quais, não raramente, se escondem sob a máscara do humor e informalidade;

- A ANPAD ainda reconhece que, apesar de atitudes e comentários machistas, os homens não se percebem como tal e que gênero não pode ser tratado como uma categoria sólida, uma vez que as questões estéticas, etnia, classe social e orientação sexual acentuam a discriminação.