Notícia

Gestão de Pessoas

01/11/2016 - 08h00

3 erros críticos do RH na avaliação de desempenho

3 erros críticos do RH na avaliação de desempenho

 

Não é novidade que a avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais importantes para a gestão de pessoas. Por meio dela, é possível analisar o rendimento de cada funcionário, identificar as competências, avaliar o nível de conhecimento e a necessidade de investir em treinamento.

 

Mas, na prática, nem sempre esse ciclo funciona corretamente e existem alguns motivos pelos quais isso acontece. Pensando nisso, a LG lugar de gente listou os principais erros que o RH e as empresas cometem ao executar a avaliação de desempenho:

 

1 – Não definir o objetivo e os critérios da avaliação

Realizar avaliação de desempenho apenas para cumprir o cronograma do RH é um dos erros cometidos pelas companhias. A avaliação precisa ter um objetivo específico e os fatores devem estar claramente definidos. Caso contrário, haverá erros de interpretação, o que pode ocasionar distorções nos resultados.

 

2 – Deixar de engajar a liderança

O RH deve envolver os líderes constantemente no processo de avaliação de desempenho. Isso significa que a área deve acompanhar o trabalho dos gestores, tirar dúvidas quanto ao formato do processo e identificar os pontos que podem contribuir para a ineficiência da avaliação.

 

3 – Não usar os indicadores gerados

Os dados levantados na avaliação de desempenho são ricos, pois podem dar um panorama geral da companhia e dos seus colaboradores. É importante que essas informações sejam trabalhadas ao longo do ano. Para isso, vale a pena criar planos de ação com os pontos-chave e acompanhar o desenvolvimento desses indicadores mês a mês, por exemplo.

 

A LG lugar de gente possui mais de 30 anos de mercado e é a maior empresa brasileira especializada em soluções de tecnologia para RH do país. Desde 2015, a empresa aliou seu know-how com a expertise da w3, líder em fornecimento de sistemas de gestão de capital humano no país, e em 2016 também se uniu a eguru, líder nacional em games empresariais. Por isso, oferece uma solução completa e integrada para gestão do capital humano.

 

Conheça outras dicas e saiba mais sobre o tema fazendo o download gratuito do ebook “Gestão de Talentos: a estratégia que traz um diferencial para sua empresa”. Clique aqui!