18/10/2017 - 17h00

MELHORES EMPRESAS EM INDICADOR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL - IDHO 2017

MELHORES EMPRESAS EM INDICADOR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL - IDHO 2017

No próximo dia 18 de Outubro o Grupo Gestão RH estará premiando “As Melhores Empresas em Indicador de Desenvolvimento Humano e Organizacional - IDHO” com o objetivo de analisar as principais práticas adotadas pelas empresas listadas em IDHO em relação à governança corporativa, ao capital humano, à transparência, à sustentabilidade e à cidadania corporativa. 

 

 

Desde 2007, a Revista Gestão RH promove a pesquisa, o estudo IDHO foi desenvolvido com referência no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que avalia o desenvolvimento humano nos países por meio de indicadores em educação, saúde, longevidade e renda per capita. Em todas as edições, a pesquisa busca dimensionar nas organizações os fatores que facilitam o desenvolvimento das pessoas, voltando sua análise para a área corporativa, usando como parâmetro as principais atuações que envolvem o cenário brasileiro.

 

 

DIMENSÕES DA PESQUISA

 

     

Transparência

Observam-se os balanços sociais, os relatórios de sustentabilidade, além do relacionamento com os stakeholders. As práticas de liderança e comunicação da organização com os seus colaboradores e todos os grupos sociais também são consideradas.

 

     

Governança Corporativa

Analisa os balanços econômicos e financeiros, tomando como parâmetro os conceitos disseminados pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e pela BM&FBovespa. Indicadores do Índice Dow Jones e da Bolsa de Valores de Nova York também são levados em conta.

       

 

Sustentabilidade

São considerados como parâmetros de análise certificações ABNT/ ISO14000, ABNT/ISO16000, A 1000, SA8000 e ações voltadas para sustentabilidade do planeta e do negócio.

       

 

Cidadania Corporativa

Nesta dimensão consideram-se práticas de voluntariado, de responsabilidade social e de ética. Envolvimento dos colaboradores nas ações sociais e ambientais da organização, além da qualidade de vida proporcionada pela empresa aos seus colaboradores. Essa dimensão foi aprofundada e gerou a premiação “As Melhores Empresas em Cidadania Corporativa”, na qual são analisadas as práticas das organizações nos pilares de responsabilidade social, responsabilidade ambiental, qualidade de vida, ética, relacionamento com os stakeholders e políticas inclusivas.

 

 

Capital Humano

Nesta dimensão medimos a competência,  atitude e  capacidade para inovar dos colaboradores. As competências incluem as habilidades, a educação e a atitude se referem às condutas.
Porém, é finalmente a capacidade de inovar, a que pode gerar mais valor para uma companhia. Tudo isto constitui o que chamamos de capital humano.
Constitui o capital humano o conhecimento acumulado, a habilidade e experiências dos funcionários para realizar as tarefas do dia-a-dia, os valores, a cultura, a filosofia da empresa, e diversos ativos intangíveis, ou seja, as pessoas que são os ativos humanos da empresa. A principal estratégia da empresa será de atrair, reter, desenvolver e aproveitar o máximo o talento humano, que será cada vez mais, a principal vantagem competitiva.
 

As empresas listadas no ranking de “As Melhores Empresas em IDHO” serão reconhecidas nas seguintes categorias: Empresa do Ano, 10 Melhores Empresas e Destaques nas cinco dimensões.

 

Fotos

Deixe seu comentário: