1º ENCONTRO DE UNIVERSIDADES – A BUSCA PELA SINERGIA ENTRE A EDUCAÇÃO ACADÊMICA E CORPORATIVA
Mais um evento do Grupo Gestão e RH
17/10/2017
08h
TIPO: PRESENCIAL

Objetivo

 

Este encontro irá discutir as oportunidades de convergência entre a educação acadêmica e corporativa e seus impactos nos processos de formação profissional nas organizações e na construção da cidadania.

A partir do “diálogo e convergência” entre universidades o tema “formação profissional” será analisado em sintonia com os diversos formatos de aprendizagem consolidados no mercado.

Durante dois dias serão apresentadas metodologias, tendências e tecnologias em formação profissional, informações do cenário atual quanto a oferta acadêmica e necessidades das organizações.

Todos participantes terão ainda, oportunidade de refletir e ampliar seus conhecimentos sobre os valores e competências na educação para Cidadania.

- Identificar oportunidades de diálogo e convergência sobre aspectos metodológicos e acadêmicos entre as universidades envolvidas;
- Incentivar o Intercâmbio de práticas que reflitam a aplicação das teorias;
- Promover a conscientização dos públicos envolvidos sobre sua atuação profissional para a cidadania;
- Refletir sobre a aderência da formação acadêmica frente às necessidades das organizações;
- Construir uma agenda que contemple as premissas para o desenvolvimento de ações conjuntas.

 

Programa

1

PRIMEIRO DIA

 

2

CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE

Das 8h30 às 9h.

3

ABERTURA E AUTORIDADES

Das 9h às 9h15.

 

4

PALESTRA MAGNA

Das 9h15 às 10h15. Com:

- Humberto Maturana é co-fundador, co-diretor, escritor, investigador e docente do Instituto de Formação Matriztica, do Chile. Estudou Medicina no Chile e Biologia na Inglaterra e Estados Unidos, doutorando-se em Biologia na Universidade de Harvard, desenvolvendo inovadores trabalhos científicos no MIT. Autor de títulos consagrados em todo o mundo, como: A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana (2011); Cognição, ciência e vida cotidiana (2014); Emoções e Linguagem na Educação e na Política (1998); entre outros.

- Ximena Paz Dávila Yáñez é co-fundadora e co-diretora do Instituto Matríztico, do Chile. Estudou orientação nas relações humanas e familiares com ênfase em relações de trabalho no Instituto Carlos Casanueva co-criador da Biologia Cultural. Ximena refere que sua experiência de vida e o trabalho com a dor e o sofrimento relacional conduziu seu olhar para a trama relacional do conviver humano, o que a fez deparar-se num certo momento com a descoberta de que toda a dor e sofrimento pela qual se pede ajuda é de origem cultural. O desenvolvimento deste processo levou à compreensão acerca da trama relacional da existência humana, que deu origem ao que Humberto e Ximena chamam de matriz biológico-cultural da existência humana, noção do qual evocam a dinâmica biológico cultural da origem, realização e conservação do humano.

 

5

PAINEL 1 – DIÁLOGO E CONVERGÊNCIA ENTRE UNIVERSIDADES: A VISÃO ACADÊMICA - PARTE 1

Das 10h15 às 11h. Com:

- Luciano Meira é Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA), mestre em psicologia cognitiva e bacharel em pedagogia. Atua como professor adjunto de psicologia na UFPE, professor colaborador do mestrado em design de artefatos digitais do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, bolsista de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq em pesquisas sobre aprendizagem na cultura digital e coordenador de ciência e inovação da Joy Street.

- Prof. Dr. Luciano Sathler Reitor do Centro Universitário Metodista e Diretor do Colégio Metodista.

- Profª Dra. Graziella Maria Comini Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da FEA/USP.

- Gustavo Severo de Borba é Diretor da Unidade de Graduação da Unisinos. Pós-doutorado pela Escola de Educação do Boston College; doutorado e mestrado em Engenharia UFRGS graduação em Engenharia Elétrica pela UFSM especialização em Design Estratégico pela Unisinos (2008). Professor do Programa de Pós-Graduação em Design e Diretor da Unidade Acadêmica de Graduação da Universidade da Unisinos. Líder do grupo de pesquisa Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social. É embaixador do TEDx no Brasil.

- Mediador: Profº Dr. André Fischer.

 

6

COFFEE-BREAK

Das 11h às 11h30.

 

7

PAINEL 1 – DIÁLOGO E CONVERGÊNCIA ENTRE UNIVERSIDADES: A VISÃO CORPORATIVA E MEDIAÇÃO - PARTE 2

Das 11h30 às 13h. Com: 

- Armando Lourenzo é reitor da Universidade Corporativa da EY, a EYU, Doutor em Administração e Mestre em Recursos Humanos (FEA/USP). Professor da FGV e no MBA da Fundação Instituto Administração – FEA – USP; Possui mais de 20 anos de experiência profissional focados em gestão de pessoas, reestruturação organização, Implantação de Cursos de Pós Graduação e MBA. Autor de livros e artigos na área de negócios. Presidente do Instituto Ernst & Young

- Daniel Pfannemuller é Superintendente da B3 Educação.

- Glaucimar Peticov é Diretora de RH Bradesco.

- Mediador: Profº Dr. André Fischer.

 

8

ALMOÇO

Das 13h às 14h15.

 

9

PAINEL 2 – DESAFIOS NA ATRAÇÃO DE NOVOS TALENTOS E DA DIVERSIDADE NAS CORPORAÇÕES

Das 14h15 às 15h30 - Com: 

- Guilherme Bara é Gerente de Relacionamento e Diversidade da Fundação Espaço Eco, OSCIP mantida pela BASF. Foi gerente de diversidade e inclusão da BASF para a América do Sul. Foi Chefe de gabinete da Secretaria da pessoa com deficiência da cidade de São Paulo, participou na diretoria do Comitê de responsabilidade social da FIESP e da assessoria especial do governador do Estado de São Paulo. Formado em administração de empresas pelo Instituto Mauá de tecnologia e tem MBA em gestão de projetos pela FIA.

- Sofia Esteves é Fundadora do Grupo DMRH e Cia de Talentos. Professora de MBA e Especialização de RH da FIA e FGV. Comentarista e Colunista de Carreira da GloboNews, Valor Econômico, HSM, Exame e Veja.Com. Membro do Conselho de várias organizações, como Instituto SER+, Fundação Porto Seguro, Comitê de Gestão de Pessoas da Endeavor e Samsung. Especialista e Pesquisadora sobre Tendências de Gestão de Pessoas. Autora de vários livros sendo o último: “Sua Carreira” - Coleção Conta Corrente – GloboNews.

Mediadora: Tania Casado Diretora do Escritório de Orientação de Carreira USP.

 

10

COFFEE BREAK

Das 15h30 às 16h.

 

11

RODAS DE CONVERSAS TEMÁTICAS SIMULTÂNEAS (APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS)

Das 16h às 18h.

 

12

SEGUNDO DIA

 

13

WELCOME COFFEE E RECEPÇÃO

Das 08h30 às 09h.

 

14

PALESTRA - A REVOLUÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO

Das 9h às 10h20 - Com:

- Claudia Costin é Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ. Foi, entre outras funções, Diretora Global de Educação do Banco Mundial, Secretária Municipal de Educação do RJ, Ministra do Ministério da Administração, Vice-Presidente executiva da Fundação Victor Civita, Secretária de Previdência Complementar do Ministério de Previdência Social e Secretária de Estado da Cultura do governo de SP. Profª convidada da Universidade de Harvard, da Universidade de Québec e consultora para os governos de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Doutorado em Gestão, Mestrado em Economia e graduou-se em Administração Pública pela FGV/EAESP. É professora universitária, atualmente na FGV/EBAPE, tendo também ensinado na FGV/EAESP, INSPER, PUC-SP, UnB e FAAP.

 

15

COFFEE-BREAK

Das 10h20 às 10h50.

 

16

PAINEL 3 - EDUCAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE VALORES NA CIDADANIA

Das 10h50 às 12h30 - Com:

- Claudia Forte é Superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil. Graduada e Mestre em Administração de Empresas, Doutora em Integração da América Latina, pela USP em 2006. Profª pesquisadora nos cursos de graduação e lato sensu do Mackenzie. Integrante do corpo de pesquisadores/consultores do PNUD, atuando no desenvolvimento de microfinanças, microcrédito, inclusão social, educação financeira e desenvolvimento regional. Conselheira e vice-presidente de Relações Externas do Conselho Regional de Administradores de São Paulo. 

- Profª Dra. Maria Luiza Atik da universidade Mackenzie.

- Mediador – Profª Dra.Marisa Eboli é Coordenadora de Projetos e Professora da graduação e do mestrado profissional da FIA.

 

17

ALMOÇO

Das 12h30 às 13h50.

 

18

PAINEL 4 – TEMA: METODOLOGIAS, TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS

Das 13h50 às 15h50. Com:

- Fabio Zsigmond é Co-fundador e diretor executivo do MundoMaker.

- Francisco Amancio Cardoso Mendes é Doutor em Educação e Físico de formação pela USP; habilitado em Microeletrônica pela Escola Politécnica (USP) e Mestre em Tecnologia Educacional pela UNESP/USP. Pesquisador Associado aos Grupos de ECCo do Instituto de Física da USP e Digit-M-Ed vinculado ao LAEL da PUC-SP. Assessor Educacional em Coordenação de projetos que envolvam área educacional.

- Henrique Heidtmann é Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV/EAESP. Professor e pesquisador da FGV/EBAPE, chefe do centro de graduação FGV/EBAPE. Especialista em metodologias ativas com foco na aprendizagem, especialmente, com PBL. Presidente da Associação Nacional Dos Cursos De Graduação Em Administração (ANGRAD).

- José Caetano de Andrade Minchillo é Diretor Gestão de Pessoas do Banco do Brasil.

- Marcelo de Freitas Lopes é Diretor de Tecnologia do Grupo Weducation e Sócio Fundador da Foreducation Edtech, empresa Google Edu Partner. Biólogo e Educador que se dedica em melhorar a qualidade do ensino através da formação de professores do Ensino Básico e Superior. Sempre acreditou no potencial da tecnologia no campo educacional, onde se especializou. Atuou na área de Robótica Educacional, sendo vice-campeão mundial nas competições de Atlanta.

- Mediadora: Luci Ferraz é especialista em Tecnologias Educacionais - Presencial e a Distância. Doutora e Mestre em Comunicação e Educação (ECA/USP). Administradora de Empresas (FGV/EAESP). Professora tutora, mentora e orientadora do FGV/EBAPE e FGV/IDE. Membro do NCE, ECA/USP.

 

19

COFFEE BREAK

Das 15h50 às 16h10.

 

20

PALESTRA FINAL – INTERNACIONAL

Das 16h10 às 17h30.

 

21

ENTREGA DOS PRÊMIOS // PAINEL DE ENCERRAMENTO – CONCLUSÕES E AGENDA DE CONTINUIDADE

.Das 17h30 às 18h15.

 

Metodologia

Palestras de profissionais atuantes no mercado e especialistas no assunto.

 

Público Alvo

Profissionais em geral do meio corporativo, com ênfase no público das universidades corporativas e nos próprios funcionários que queiram narrar suas experiências em formação corporativa / extensão universitária;
Estudantes de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas, Pedagogia e demais interessados (públicas e privadas);
Docentes e pesquisadores em Administração de Empresas.

 

Aproveite o valor com desconto até 30 de setembro!

Valor promocional de R$ 1.975,00 para não associados e R$ 1.682,00 para associados até dia 30 de setembro! Após esta data, o valor de inscrição será R$ 2.290,00 para não associados e R$ 1.950,00 para associados.

 

Mais Informações

1º PRÊMIO INFI-FEBRABAN | MELHORES ARTIGOS EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA E ACADÊMICA

Estudantes das universidades acadêmicas e universidades corporativas poderão submeter trabalhos, baseados nos eixos do Encontro, que serão selecionados para apresentação. 

- Premiação de até R$ 12.000,00.

- Prazo para envio dos trabalhos: de 24 de julho a 30 de setembro de 2017.

- Mais informações, acesse o Regulamento: https://www.infi.com.br/lp/infi-universidade/docs/premio_infi_regulamento_final.pdf.

Faça já sua inscrição pelo link: 

https://www.infi.com.br/ACESSO-PERFIL/?ReturnUrl=%2fperfil%2fPAGAMENTO

Sobre
  • REVISTA Gestão RH
    Por meio de entrevistas, artigos assinados e reportagens de campo, a revista aborda os grandes temas da Gestão de Pessoas e sua relação com os resultados organizacionais. São seis edições anuais, publicadas nas versões impressa (15 mil exemplares) e digital, que também são fonte de divulgação dos resultados de pesquisas realizadas pelo GGRH.
  • SITE Gestão RH
    Registrando aproximadamente 140 mil views/mês, o site permite aos usuários conhecer com profundidade nossos serviços e produtos. Mais do que espaço institucional, possui uma área de Notícias destinada a publicação de pesquisas relacionadas à área, movimentação na carreira dos RHs e CEOs, iniciativas empresariais em Gestão de pessoas, artigos assinados por profissionais da área enfim, tudo o que acontece de interesse dos RHs e gestores de equipe.
  • TV Gestão RH
    Inaugurada em 2018, a TV Corporativa Gestão RH é uma plataforma streaming que disponibiliza para os mais de 90.000 profissionais cadastrados entrevistas com renomados líderes de empresa, profissionais de RH e especialistas da área. Os programas são divididos por temas em destaque no mundo corporativo, relacionados ao capital humano e seu impacto nos negócios.
  • APP Gestão
    Lançado junto com a TV Gestão RH, o aplicativo permite aos usuários acessarem as informações e notícias produzidas pela equipe do GGRH a qualquer instante. Pouco mais de oito meses após o lançamento, cerca de 4.200 downloads haviam sido realizados.
  • CLUBE Gestão RH
    Voltado para o desenvolvimento profissional, o Clube Gestão RH, criado em 2005, oferece uma série de benefícios, aplicáveis a todos os setores das empresas associadas. Com o alto nível do conteúdo, a diversidade dos temas abordados, a expertise dos palestrantes nacionais e internacionais e a rede de relacionamento propicia aos participantes, o Clube mostra sua relevância e expressividade nos números registrados: em 14 anos de existência, foram realizados mais de 310 eventos para 1.500 empresas participantes, que somam 5.400 profissionais capacitados por todo o país.
 Teste GRÁTIS por 7 dias