Notícia

Carreiras & Oportunidades

23/05/2017 - 11h00

Diretora Financeira da Bristol-Myers Squibb destaca qualidades que fazem a diferença no mundo corporativo

Apesar do salto no número de vagas ocupadas pelo sexo feminino nas organizações, apenas 13,6% são de cargos de liderança no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o Instituto Ethos. *

 

Atenta a esse cenário, a biofarmacêutica Bristol-Myers Squibb percebeu uma grande oportunidade para transformar esse vácuo em uma vantagem competitiva. Por meio do seu Programa Diversidade & Inclusão, a empresa tem mudado a forma como os altos cargos são distribuídos: hoje, 56% dos executivos da empresa são mulheres.

 

A Diretora Financeira Mara D’Avella, sponsor e apoiadora do projeto dentro da empresa, explica que a ascensão das mulheres tende a ser impulsionada conforme outras mulheres vão conquistando promoções internamente: “Não só no Brasil, como em outros países, verificamos esse movimento. As pessoas acabam desenvolvendo uma empatia com seus colegas e naturalmente são atraídas para  trabalharem juntas. Se for uma mulher, ela puxa outra mulher. É uma mudança de cultura”.

 

Segundo Mara, o mercado coorporativo, que ainda é ocupado principalmente por homens, tende a valorizar as mulheres que conquistam novas posições: “O homem em uma sala de reuniões é um pouco menos flexível. Já a mulher geralmente consegue ter uma visão mais sensível e aberta, o que acaba colaborando na promoção de mudanças e ajustes que, consequentemente, se refletem em uma melhoria na performance da equipe”.

 

Confira abaixo algumas dicas da diretora da BMS para se destacar no ambiente de trabalho.

 

Aja como uma líder

É importante ter um bom relacionamento com a sua equipe, participar de eventos internos e se mostrar comprometida.

 

Compartilhe seu conhecimento

Trazer suas experiências anteriores e disseminar informações visando ajudar os colegas de trabalho são atitudes que se refletirão positivamente em sua performance. É importante fazer isso para benefício de todos.

 

Sinta-se à vontade

Quando se é a única mulher em um ambiente cercado por homens, é natural se sentir acuada em um primeiro instante. Porém, é uma oportunidade para se destacar e inspirar outras mulheres a seguirem o mesmo caminho.

 

Valorize a troca de experiências

Lidar com pessoas de outros gêneros, assim como culturas, maneiras de agir, de vestir, outras religiões etc., pode ser muito enriquecedor. É importante saber absorver o melhor que cada pessoa pode oferecer, respeitando sempre as diferentes visões.