Notícia

Carreiras & Oportunidades

18/08/2016 - 20h17

Cerca de 15% dos candidatos às vagas de emprego são descartados pela má qualidade do currículo

Cerca de 15% dos candidatos às vagas de emprego são descartados pela má qualidade do currículo

 

Luandre dá 10 dicas sobre recolocação

  Reflexo da taxa de desocupação estimada em 11,3% - segundo dados da Pnad Contínua divulgada em 29 de julho - a Luandre, maior agência de empregos do país, com 46 anos de trajetória e 11 unidades em três estados, recebe mensalmente cerca de 70 mil currículos para diversas áreas de atuação. Desse total, cerca de 15% não são preenchidos por completo, diminuindo as chances de participação nos processos seletivos.

 

Segundo Juliana Constantino, gerente da Luandre, os erros mais comuns são  diversificar demais as áreas de pretensão, erros gramaticais, informações muito detalhadas e longas e, principalmente, o fato de não preencherem o cadastro com todas as informações necessárias e relevantes, como dados de contato, experiências anteriores, nível de escolaridade e cursos, entre outros.

 

“O currículo deve estar sempre atualizado e o candidato precisa relatar de forma clara suas experiências, além de não omitir informações que são pré-requisitos para a avaliação em algumas posições como idioma e conhecimentos técnicos”, informa.

  

Atualmente, a Luandre possui um banco de dados com mais de 1 milhão de currículos cadastrados. Os candidatos às vagas devem se cadastrar no site www.luandre.com.br .

 

“Priorizamos currículos digitalizados por facilitar a busca por candidatos em nosso banco dados. Eventualmente algumas pessoas não têm acesso à computadores, então oferecemos pontos de atendimento computadorizados em todas as nossas unidades, além de profissionais preparados para ajuda-los”, conclui Juliana.

  

Veja abaixo as dicas das especialistas da Luandre para quem busca um emprego:

 

1) Perdi o emprego e agora?

O primeiro passo para uma recolocação profissional é avaliar a fundo qual a área e a função na qual você deseja se recolocar e atualizar seu currículo com cursos realizados e cargos alcançados na empresa anterior. É muito importante cadastrar seus dados em sites de emprego, consultorias em recursos humanos, redes sociais, portais do trabalhador, trabalhe conosco das empresas, entre outros. O contato com os amigos também é muito importante, pois indicação de amigos é um excelente caminho. 

 

2) Quais as características que as empresas estão buscando?

Algumas das características que as empresas buscam no profissional são: comprometimento, dedicação, flexibilidade, energia, visão estratégica, foco em resultado, entre outras. As empresas também  buscam candidatos que tenham estabilidade e objetivo profissional, foco naquilo que querem para sua carreira e que buscam mais especializações.

 

3) Como se sair bem nas concorrências neste momento de grande procura de candidatos por vagas?

Pesquise sobre a empresa antes da entrevista, prepare-se sobre os possíveis questionamentos em relação as suas atividades profissionais, seja claro e mostre-se disponível. Tenha postura confiante e seus pontos fortes e fracos na ponta da língua. Seja pontual cordial e aja com naturalidade.

 

4)  No caso de não saber um outro idioma, como mencionar a falta da segunda língua e continuar competitivo?

A melhor opção é sempre falar a verdade, não focar no que você não tem e sim nos seus planos futuros como, por exemplo, mencionar seu interesse em se especializar ("ainda não tenho, porém estou preparada e tenho como objetivo buscar esse conhecimento"). Se você realmente for se especializar dê prazos que cumprirá.

 

5)  No caso de não ter facilidade com tecnologia, como mencionar e continuar competitivo?

O melhor caminho é se aperfeiçoar, as empresas não irão se adaptar à sua falta de habilidade com tecnologia  e sim você terá que se adaptar ao que elas estão pedindo. Porém, para continuar competitivo mostre o que você tem de melhor e se você não tem facilidade com tecnologia isso é algo que dá para resolver, buscando cursos, dedicando um tempo do seu dia para treinar esse lado técnico.

 

6) Vale a pena se candidatar para vagas que não tem relação com a formação e experiência profissional?

Vale a pena desde que aquela outra experiência faça realmente sentido a você. Se pergunte o que aquela vaga irá te agregar ou te desenvolver, se será um desafio ou um tiro no escuro. Contudo, pelo lado das organizações, com o crescimento de pessoas à disposição do mercado de trabalho, as empresas na maioria das vezes buscam candidatos que já tenham experiência em determinada função devido vários fatores: adaptação rápida às atividades, otimizar o tempo dos processos e até mesmo produtividade maior.

 

7) O que o candidato deve avaliar na hora de aceitar a vaga?

Deve avaliar se a  oportunidade em questão faz sentido na sua vida, de acordo com suas experiências, formação e expectativas futuras, avalie o que você deseja para seu futuro e que se naquela oportunidade poderá se realizar profissionalmente. Entendemos que remuneração deve ser avaliada, porém não será apenas isso que fará você feliz e realizado dentro de uma organização.

 

8)  Vale a pena ganhar menos do que o último salário? Quanto menos ?

Tudo deve ser avaliado dentro do contexto que envolvem os seus planos. Se essa oportunidade será  um recomeço ou uma recolocação, se agora você atuará na sua área de formação ou simplesmente pela atividade nova que será exercida dentro dessa nova organização. Em relação ao salário avalie sempre se você conseguirá comportar seus gastos pessoais,  para conseguir enxergar no seu emprego uma fonte de renda, mas também um lugar para crescer profissionalmente.

 

9) O que não dizer ou fazer numa entrevista de trabalho?

Não se deve reclamar das experiências profissionais anteriores, por exemplo, a empresa, gestor ou até mesmo atividades exercidas. Não omitir ou mentir informações.

 

10)   Quais são as principais dicas para se sair bem na entrevista?

Trajes: usar trajes adequados ao cargo que busca ser aprovado, se for uma vaga administrativa usar roupa social, se for operacional deve ser uma vestimenta discreta, como por exemplo, uma calça jeans e camiseta. Nunca usar decote, chinelo, short, regata e boné.

Postura: neste momento até a forma de se sentar é avaliado. Não debruçar na mesa, cruzar os braços ou até mesmo deitar na cadeira. Seja comunicativo e educado com todos que tiver contato desde a chegada à empresa.

Discurso: seja claro e objetivo nas respostas dos questionamentos, informe o que você conhece da empresa na qual está participando do processo, e principalmente o quanto você domina as atividades do cargo ao qual você se candidatou.

Muito importante concentrar-se na entrevista para não desviar o assunto para questões que não são pertinentes, esclareça todas as dúvidas, demonstre interesse e motivação para a proposta oferecida.

  

 Sobre a Luandre

 

A Luandre Soluções em Recursos Humanos completa 46 anos de atuação no mercado em 2016, oferecendo ao mercado soluções técnicas e inovadoras na área de RH e atualmente administra uma carteira de mais de 15 mil empresas clientes. Além de todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, a empresa oferece ainda os serviços de Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

 

Fundada em 1970 em São Paulo, a Luandre tem por objetivo a excelência nos serviços e o investimento em soluções criativas, além de construir o elo entre a organização e colaborador em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

`

Atualmente, possui 11 agências em três estados, localizadas em São Paulo (Centro, Faria Lima, Santo Amaro e Lapa), Alphaville, ABC, Guarulhos, Campinas, Jundiaí, Rio de Janeiro e Curitiba que administram, em média, a contratação de 55 mil por ano para vagas de base e estratégicas em todo o mercado nacional.

 

Todos os serviços oferecidos pela Luandre são gratuitos, mesmo em caso de contratação do candidato.

 

 Unidades da agência Luandre

 

ABC - Rua Bernardino de Campos, 355 - Centro - Santo André/SP

Alphaville - Calçada das Hortênsias, 50 - Centro Comercial - Barueri/SP

Campinas - Rua José Paulino, 412 - Centro - Campinas/SP 

Curitiba - Rua Monsenhor Celso, 243 - 3°andar - Centro - Curitiba/PR

Faria Lima - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1478 - 1°, 4° e 10° andares - Pinheiros - São Paulo/SP

Guarulhos – Rua João Gonçalves, 464 - Centro - Guarulhos/SP

Jundiaí - Rua Senador Fonseca, 665 - Centro Jundiaí – SP

Lapa - Rua Doze de Outubro, 385 - 1°, 2° e 6° andares - Lapa - São Paulo/SP

Matriz (Centro SP) - Rua Barão de Itapetininga, 46 - 1°,3°,5°,6°,8° e 10°andares - Centro - São Paulo/SP

Rio de Janeiro - Rua Evaristo da Veiga, 55 2° andar – Centro/ RJ

Santo Amaro – Av. Adolfo Pinheiro, 2056/ 1o andar – Santo Amaro – São Paulo/SP