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10/01/2018 - 00h00

O caminho para se tornar um CEO

Por Bráulio Lalau*

 

Muitos profissionais em início de carreira, ávidos pelo crescimento dentro de uma organização, se questionam sobre quais são as principais responsabilidades de um CEO e de que forma eles podem direcionar seus esforços em prol da conquista de postos de liderança em uma empresa. Com o passar dos anos, o mundo corporativo reinventou os seus padrões. Os CEOs deixaram de lado uma postura mais autocentrada, ligada meramente a uma voz de comando, e se transformaram em líderes comportamentais dentro de uma organização.

 

Hoje, ter conhecimento técnico sobre o assunto no qual se está galgando a oportunidade de ser um CEO é fundamental, pois, deste modo, o futuro executivo terá mais facilidade na hora de lidar com as demandas e necessidades da empresa, uma vez que dominará de modo preciso todo o core business e os processos internos do negócio. Ser um bom gestor exige, ainda, muita flexibilidade para lidar tanto com questões externas (como o cenário econômico instável do país, por exemplo) quanto internas (as diferenças culturais dos funcionários, diferentes níveis de desempenho, etc.).

 

Os padrões organizacionais se transformaram com o passar dos anos. Neste sentido, o CEO precisa ser também um agente de mudança. Para tanto, envolver-se com todos os setores da empresa é um diferencial. Como parte de um time, deve-se buscar o dinamismo, saber ouvir e centrar os colaboradores no caminho do crescimento. “Para o sucesso na gestão de seu negócio, o CEO deve se ajustar à realidade da empresa. É necessário ouvir a sua equipe, ser uma figura inspiradora”, ressalta Bráulio Lalau, CEO da Orbitall e especialista em gestão de pessoas.

 

Também é papel do administrador identificar as principais virtudes de seus colaboradores e, aliás, deve ser capaz de fazer o mesmo consigo próprio, ou seja, ser capaz de se auto avaliar. A postura e a conduta do gestor para lidar com as diversas situações do dia a dia são pontos essenciais.

 

Novas ideias e novas soluções são sempre bem-vindas, bem como a viabilização de um espaço onde esta cultura inovadora possa aflorar e os resultados sejam maximizados. É papel do gestor permitir que este cenário surja na empresa e, quando conseguir implementá-lo, suas chances de sucesso serão mais significativas. “É preciso pensar além da implantação de ferramentas na empresa, o CEO deve encontrar o caminho para que seu negócio consiga sempre ter melhorias em seus processos de gestão com boa liderança”, finaliza o especialista.

 

*Bráulio Lalau é CEO na empresa Orbitall e carrega uma bagagem com mais de 20 anos de experiência na indústria de serviços e na área de TI. É especialista em gestão de pessoas e liderança de grandes equipes, sendo responsável por times com até 18 mil colaboradores.